O papel das emoções na construção do conhecimento e no desenvolvimento humano.
O ser humano é essencialmente social e nessas relações acontecem trocas que vão direcionando e construindo esse universo. Começam na família as primeiras noções de troca e conhecimento dos limites na relação com o outro.
Em sequência na escola se inicia um processo que ampliará esses laços apreendidos junto da família. O espaço, as ações, as reações, as concessões, os valores e consequentemente a emoções vão permear a construção do conhecimento e o desenvolvimento humano.
Saber construir relações sociais com equilíbrio demanda bom senso. Saber ouvir, saber falar e saber respeitar as diferenças de visão de mundo, de padrões culturais e de individualidades é indispensável para uma inserção social saudável e de sucesso, e aí estão as emoções.
A criança, o jovem e o adolescente diariamente estão sujeitos a avalanches de novas situações, quando vão aprendendo a administrar as suas emoções, ao compartilhar experiências com o seu semelhante. Nesse contexto a família em parceria com a escola tem a responsabilidade de orientar mostrando a importância de olhar o próximo e respeitá-lo com suas diferenças.
Aos adultos e educadores não cabe julgar, e sim orientar filhos e alunos mostrando que pessoas são diferentes, nem melhores nem piores; porque os conceitos de certo ou errado, de melhor ou pior depende de cada um de nós e da nossa história de vida.
Somos diferentes e é isso que nos torna tão especiais!
Maria de Lourdes Gomes-Pp
Nenhum comentário:
Postar um comentário